Veículos de Comunicação

Risco

Vigilância Sanitária combate comércio irregular de óculos e exames em Três Lagoas

A população pode denunciar irregularidades através do Whatsapp (67) 99142-3122.

A Vigilância Sanitária de Três Lagoas realizou um mutirão de fiscalização, no domingo (1° de dezembro), para apurar denúncias sobre a atuação de empresas de fora do município que estariam oferecendo serviços oftalmológicos e vendendo óculos de forma irregular. A ação, motivada por diversas reclamações, revelou práticas ilegais envolvendo exames de vista realizados em locais inadequados e a venda de óculos sem a devida regularização.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Cristovan Bazan, as irregularidades vão desde a falta de registro dos equipamentos utilizados até a prática de ‘venda casada’. “Tudo está irregular. Para fazer uma consulta, o optometrista pode avaliar o grau da pessoa, desde que tenha um estabelecimento regularizado e equipamentos com laudos em dia. No entanto, encontramos locais sem autorização, aparelhos sem laudos de especificação e até mesmo sem registro na Anvisa”, destacou Bazan.

Bazan também alertou para os riscos à saúde associados a essa prática. “Às vezes, a pessoa precisa de um grau e é repassado outro, podendo agravar condições visuais”, afirmou o coordenador. A venda casada, onde o cliente realiza o exame e adquire os óculos no mesmo local, foi outra preocupação levantada pela fiscalização.

A Vigilância Sanitária orienta a população a buscar estabelecimentos devidamente credenciados para a compra de óculos e realização de exames. A utilização de produtos e serviços irregulares pode comprometer a saúde ocular e gerar complicações a longo prazo.

A população pode denunciar irregularidades através do Whatsapp (67) 99142-3122.