Veículos de Comunicação

Proibido

Vigilância Sanitária Estadual faz operação e apreende cigarros eletrônicos em Três Lagoas

Conveniências foram alvo da ação, na noite desta terça-feira (12)

Equipes da Vigilância Sanitária estadual deflagraram, na noite desta terça-feira (12), uma operação para coibir a venda de cigarros eletrônicos, em Três Lagoas. Ação contou com o apoio dos fiscais da Vigilância Sanitária municipal e diversos estabelecimentos foram alvos da fiscalização.

A reportagem da TVC e do JPNews acompanhou os fiscais nas abordagens. Eles apreenderam mais de 200 cigarros eletrônicos, conhecido com vapes, no comércio local.

Em uma conveniência, o proprietário colaborou com a ação de fiscalização e entregou diversos modelos dos cigarros, que são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O operação foi liderada pelo fiscal da Vigilância Sanitária Estadual, Matheus Pirolo, que destacou a importância de retirar dos estabelecimentos esse tipo de produto. Todo material apreendido foi catalogado e colocado em uma sacola lacrada. De acordo com o fiscal, outras ações semelhantes poderão ocorrer brevemente.

Ao menos, cinco locais foram vistoriados durante a operação, na noite desta terça-feira. Os dispositivos eletrônicos contém nicotina em diferentes concentrações, além de aditivos, sabores e produtos químicos tóxicos à saúde. O cigarro eletrônico ou vape foi proibido pela Anvisa em abril deste ano. No texto da Agência, é proibida a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda. Além da apreensão da mercadoria, o comerciante é autuado e pode receber uma multa de R$ 30 mil.