Milhões de eleitores brasileiros vão às urnas no próximo domingo (6) para escolher prefeitos e vereadores. Mas você sabe quais são as funções de um vereador?
O vereador faz parte do Poder Legislativo Municipal e é o representante da sociedade na Câmara Municipal. Cabe a ele elaborar projetos de lei que, posteriormente, serão votados. Além disso, é sua responsabilidade fiscalizar as ações da prefeitura, especialmente no cumprimento das leis e na boa gestão do dinheiro público.
As eleições para vereador são proporcionais, o que significa que nem sempre os mais votados assumem a carga. Isso acontece porque o Código Eleitoral prevê a aplicação dos quocientes eleitoral e partidários. O quociente eleitoral é obtido dividindo o número de votos válidos pela quantidade de vagas. Por exemplo, se houver 9 mil votos válidos para 9 vagas, o quociente eleitoral será mil.
Já o quociente partidário é obtido dividindo o total de votos recebidos pelos candidatos do partido pelo quociente eleitoral. Usando o mesmo exemplo, se um partido obtiver 2 mil votos, ele terá direito a duas vagas, que serão preenchidas pelos dois candidatos mais votados desse partido.
O Dia do Vereador é uma data para refletir sobre o papel do parlamentar na sociedade, que é o de ser o elo entre a população e o Poder Executivo. Os vereadores são agentes políticos que se dedicam ao desenvolvimento das comunidades e ao suporte aos cidadãos.
Escolher bem nossos representantes no Legislativo é fundamental para garantir uma gestão transparente e eficiente do dinheiro público. Então, no próximo domingo, vote com consciência!
Veja a reportagem abaixo: