Veículos de Comunicação

conquista

Volta às aulas provoca maior procura por vacinação infantil

Vacina contra a dengue é a única em baixa

Vacina contra a dengue é a única em baixa.
Vacina contra a dengue é a única em baixa. | Arquivo/JPNews

O ano letivo das escolas municipais de Três Lagoas terá início no dia 12 de fevereiro. Já na Rede Estadual, o retorno será no dia 17. Neste ano, a exigência da Declaração de Vacinação Atualizada no momento da matrícula contribuiu para o aumento significativo das taxas de imunização entre crianças e adolescentes.

A enfermeira Fernanda Nery, da Central de Imunização, explicou que a parceria entre as secretarias de Saúde e Educação foi essencial para o sucesso da campanha. “A estratégia de vacinação durante todo o ano, aliada à solicitação da atualização das cadernetas vacinais, foi fundamental para atingir as metas, especialmente na primeira infância”, destacou.

Entre as vacinas aplicadas estão a tríplice viral, a pentavalente e a meningocócica, todas essenciais para a proteção das crianças. Entre os imunizantes, o que mais se destacou foi o do HPV, que superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 90% de cobertura vacinal. Em Três Lagoas, o público-alvo feminino alcançou 108,44%, enquanto o masculino atingiu 100,76%.

Embora a exigência da Declaração de Vacinação seja uma legislação estadual válida para todos os municípios, Três Lagoas se destaca pela parceria entre as secretarias de Saúde e Educação.