Veículos de Comunicação

Saúde vocal

Voz em alerta: data mundial reforça importância dos cuidados vocais no dia a dia

Saiba os mitos e verdades sobre cuidados com a voz

Na quarta-feira (16), é celebrado o Dia Mundial da Voz, uma data para conscientizar a população a respeito dos cuidados necessários com as pregas vocais. Foto: Reprodução/TVC HD
Na quarta-feira (16), é celebrado o Dia Mundial da Voz, uma data para conscientizar a população a respeito dos cuidados necessários com as pregas vocais. Foto: Reprodução/TVC HD

Na quarta-feira (16), é celebrado o Dia Mundial da Voz, uma data para conscientizar a população a respeito dos cuidados necessários com as pregas vocais. O dia reforça que a saúde vocal deve ser uma preocupação de todos e não apenas de quem a usa profissionalmente, como locutores e cantores.

Algumas pessoas sofrem constantemente com rouquidão e dores de garganta, como a autônoma, Josilene Brito, que relata que esta condição é frequente entre ela e a filha. “Sim, depois da COVID, principalmente. Aí fica arranhando, inflama com frequência. A gente fica bem ruim”.

A voz, uma das principais fontes de união e interação, requer cuidados, assim como qualquer outra parte do corpo. E há muitos mitos e verdades sobre a saúde da voz:

  • Conhaque aquece a voz? Mito, o álcool pode irritar as pregas vocais;

  • Quando estamos roucos, é melhor sussurrar? Mito, sussurrar pode ser mais agressivo do que falar em um tom mais baixo;

  • Gargarejo com vinagre ou limão limpa a garganta? Mito, esses ingredientes são ácidos e podem irritar as mucosas da garganta;

  • Aquecer a voz antes de falar em público é importante? Verdade, o aquecimento vocal melhora a projeção e resistência da voz;

  • Maçã ajuda a limpar a voz? Meia verdade, a maçã possui propriedade adstringente que ajuda a limpar a boca e a faringe, mas não atua diretamente nas pregas vocais;

  • Rouquidão frequente, é normal? Mito, se a rouquidão acontece com frequência deve ser investigado

A equipe de reportagem foi às ruas saber se os três-lagoenses mantêm cuidados ou se preocupam com a saúde da voz. A doméstica, Dinalva Costa de Lima, afirmou que esse tipo de cuidado tem ficado de lado. “Só tomo bebidas geladas, mas nunca fez mal para minha garganta”.

A expectativa é de temperaturas amenas e tempo de chuva nas próximas semanas em Três Lagoas. Devido a isto, alguns cuidados com a voz se fazem ainda mais necessários, como evitar beber água gelada e ingerir bastante líquido.