Veículos de Comunicação

Estacionamento

Zona Azul pode voltar a funcionar em Três Lagoas com novo modelo digital

Diante da dificuldade para encontrar vagas no centro da cidade, Zona Azul pode ser reativada em Três Lagoas

É a alternativa à falta de vagas no centro da cidade - Arquivo /  RCN67
É a alternativa à falta de vagas no centro da cidade - Arquivo / RCN67

Após quase quatro anos da suspensão da Zona Azul em Três Lagoas, a prefeitura estuda a possibilidade de retomar o estacionamento rotativo pago na área central da cidade. A informação foi confirmada pelo diretor do Departamento Municipal de Trânsito, José Aparecido de Moraes, que revelou estar em fase de estudos e negociações com empresas especializadas no serviço.

A Zona Azul foi implantada em 2016 como uma alternativa para organizar o trânsito e ampliar a oferta de vagas de estacionamento no centro comercial. Em maio de 2021, no auge da pandemia da Covid-19 e diante da crise econômica que afetava o comércio local, a prefeitura decidiu não renovar o contrato com a empresa Central Park, responsável pela operação do serviço.

A decisão, tomada em comum acordo entre a administração municipal, representantes do comércio e da empresa, levou em consideração o impacto da pandemia e buscou evitar mais prejuízos aos lojistas.

Com a retomada da economia e o aumento da circulação de veículos, especialmente em horários de pico e início de mês, a dificuldade para encontrar vagas no centro voltou a ser uma realidade. “Três Lagoas necessita de um estacionamento rotativo. Mas não pode ser como era antes. A proposta é trazer um sistema moderno, funcional e que realmente atenda à população”, afirmou Moraes.

Segundo ele, o novo modelo será 100% digital. O estacionamento poderá ser pago por cartão, parquímetro ou diretamente pelo celular, por meio de um aplicativo. Além disso, haverá um ponto fixo para atendimento presencial a pessoas que tiverem dificuldade com tecnologia, além da possibilidade de recarga em lojas conveniadas no comércio.

“O sistema antigo era falho. Muitas vezes o motorista precisava sair procurando um fiscal para ativar o tempo de estacionamento. E, quando voltava, encontrava o carro notificado, tendo que pagar o dobro. A digitalização permite mais controle, responsabilidade e comodidade para todos”, explicou.

O diretor ressalta ainda que o objetivo é evitar o uso prolongado das vagas por funcionários de comércios que ocupam os espaços durante todo o expediente. “Tem loja no centro com 30, 40 funcionários. Muitos vêm de carro e estacionam em frente à loja o dia inteiro. Isso tira a vaga do cliente. Com o rotativo, quem quiser deixar o carro o dia todo, poderá, mas vai pagar por isso, como acontece em shoppings”, comparou.

A prefeitura ainda não definiu prazos para a possível reimplantação do serviço, mas o projeto será apresentado ao prefeito Cassiano Maia (PSDB) após visitas técnicas e levantamento de propostas de empresas com experiência na área.