Somente no mês de janeiro deste ano, 306 processos foram distribuídos no Fórum Trabalhista Stenio Congro de Três Lagoas. Ou seja, por dia, 10,2 processos passaram a tramitar na Justiça do Trabalho neste ano.
Em todo o ano de 2015, foram 5.063 processos distribuídos nas duas Varas do Trabalho. Os números equivalem a 421,9 processos trabalhistas por mês tramitando no Fórum Trabalhista Stenio Congro. Mais de 14 ações trabalhistas foram analisadas por dia no ano passado pelos juízes do trabalho.
O vice-presidente e vice- corregedor do Tribunal Regional do Trabalho do Mato Grosso do Sul (TRT/MS), o desembargador, João de Deus Gomes de Souza, quando esteve em Três Lagoas no final do ano passado, já havia declarado que o número de processos trabalhistas no município é muito grande.
No ano passado e neste ano, em especial, disse que isso é reflexo do número elevado de demissões registradas no município, assim como em todo o País. “Esse aumento no número de processos é em decorrência da crise que atinge todos os segmentos, tanto público, quanto privado, o que tem gerado um grande número de demissões. As empresas estão sendo obrigadas a fazerem ajustes e, consequentemente tem que demitir”, declarou na oportunidade o desembargador.