Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Justiça quer devolver presos de outros estados que estão em MS

Portaria determinou que estado não receba mais detentos de fora

A Justiça de Mato Grosso do Sul quer devolver 56 pessoas que estão presas em Mato Grosso do Sul, mas que foram julgados ou condenados em outros estados brasileiros. O assunto foi discutido na manhã desta quarta-feira (7) na Coordenadoria das Varas de Execuções Penais (Covep).

Um novo encontro, que deverá contar com a participação do secretário de Justiça e Segurança Pública do estado, Wantuir Jacini, discutirá como será feito o procedimento de transferência e qual aparato deve ser montado para isso.

Em uma portaria publicada no Diário de Justiça de MS na terça-feira (6), o juiz Gil Messias Fleming, da 1ª Vara de Execução Penal, determinou que o complexo penitenciário de Campo Grande não receba mais presos de outros estados que cumprem pena em regime fechado.

No texto, ele justifica que Campo Grande, mesmo operando com excessiva população carcerária e déficit de servidores, tem que atender também o contingente carcerário das cidades do interior do estado pertencentes à 1ª Circunscrição, que são Sidrolândia, Terenos, Bandeirantes e Ribas do Rio Pardo.