Estado e município exigem que os laboratórios privados de Três Lagoas devam notificar a Secretaria Municipal de Saúde sobre os casos suspeitos, confirmados e descartados para o novo coronavírus. Balanço divulgado pela pasta mostra que entre 14 e 29 de abril, nove pessoas fizeram o exame na rede privada. Todos testaram positivo para Covid-19.
Peraxi
Nos laboratórios privados de Três Lagoas, o valor do exame pode chegar a R$ 350. Ele fica pronto em até cinco dias e detecta que se a pessoa está ou não com a doença.
No entanto, só pode realizar o exame quem apresenta os sintomas. Além disso, é feita uma triagem e a data para o exame marcado. Ele é diferente do teste rápido oferecido pelo Ministério da Saúde.
Público
A rede pública de saúde realizou 85 testes testes rápidos, também entre 14 e 29 deste mês. Os resultados foram: 20 testaram positivo e 65 tiveram resultado negativo.
Farmácias
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta semana, a realização de testes rápidos de diagnóstico de Covid-19 em farmácias e drogarias. Com a decisão, os testes deixam de ser feitos obrigatoriamente apenas em hospitais e clínicas. A notificação também deve ocorrer.