Três Lagoas foi inserida no Mapa do Turismo Brasileiro que, tem como objetivo revelar e definir as áreas, no caso em recorte territorial, que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo.
Neste ano, o Mapa passa por atualizações exigidas pelo Ministério do Turismo, que solicitou do departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atualização e informações dos três principais pontos turísticos de Três Lagoas.
Foram cadastrados no Mapa do Ministério do Turismo, o Balneário Municipal, a Lagoa Maior e o Turismo de Negócios, como os principais pontos e referências.
Para ser inserido no Mapa do Turismo, o município deve possuir características similares ou complementares e aspectos que os identifiquem enquanto região- que tenham uma identidade histórica, cultural, econômica ou geográfica em comum.
A região turística também deve apresentar comprovação de ciência do Fórum ou do Conselho Estadual de Turismo acerca de sua composição, além de ter um setor específico para tratar sobre o assunto, bem como comprovar a existência de dotação para o turismo no orçamento vigente, entre outros critérios específicos.