Ao menos 130 veículos que foram apreendidos e estão no pátio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), em Três Lagoas, serão retirados por meio de um leilão emergencial. O órgão anunciou nesta sexta-feira (9) que o leilão começará no dia 16 e seguirá até 30 de agosto. Os veículos poderão ser visitados no pátio da unidade, que fica na rua Joaquim Martins Montalvão, no bairro Jardim Morumbi, a partir das 8h.
De acordo com o Detran, o leilão é para veículos de circulação. No entanto, na mesma data, será realizado outro leilão para lotes de sucatas. O órgão não deu detalhes sobre a tonelada de material ferroso que será retirada do local. Mas já informou que o lote poderá ser arrematado por empresas que atestem as exigências de comprovação do ramo de atividade de reciclagem siderúrgica. Os editais deverão ser publicados na próxima semana, no Diário Oficial do Estado.
Os leilões serão realizados pela leiloeira Aparecida Maria Fixer, que é oficialmente credenciada pelo Detran. Após a publicação dos editais, os veículos poderão ser consultados pela internet. O pátio do órgão está superlotado de carros, motos, caminhonetes, caminhões e até ônibus, que foram apreendidos durante abordagens de trânsito e, muitos deles, disputam espaço há mais de 10 anos. O último leilão realizado em Três Lagoas foi há dois anos. Para tentar desafogar a área, o Detran realiza a “Operação Limpa Pátio”.
SUPERLOTAÇÃO
O espaço conta com mais de 3,5 mil veículos apreendidos e as motos representam 80% das apreensões feitas na cidade. Já em Mato Grosso do Sul o total é de 50 mil e foram retiradas 13 toneladas de sucatas dos pátios das unidades. Devido a superlotação, desde o início de junho, por exemplo, o pátio no município não recebe nenhum veículo com irregularidade e que foi autuado pelos agentes de trânsito, como também pela Polícia Militar de Trânsito.
MONITORAMENTO
A equipe técnica de uma leiloeira credenciada pelo Detran realizou uma vistoria na área para identificar a situação de cada veículo. O levantamento ocorreu no mês passado, com o objetivo de verificar o que ainda poderá servir para leilão, no estado, e o que já se transformou em sucata.
De acordo com o responsável do setor de leilões, Diego Fernando de Arruda Soares, 20 certames estão previstos até o fim do ano, mas ainda não há uma estimativa de quantos veículos estarão disponíveis.
Soares disse ainda que, conforme acordado com os dez leiloeiros oficiais cadastrados no Detran, para cada leilão de circulação deverá ser lançado também um para sucatas.
Os outros leilões ainda serão anunciados pelo órgão.
ASSISTA