Apesar de enxergar 2009 como um ano difícil, o diretor comercial de aparelhos celulares da LG Electronics, Carlos Mello, disse que a fabricante coreana está trabalhando para conquistar a liderança do mercado brasileiro de dispositivos móveis. A meta é assumir a dianteira com 30% de participação, contra os 23% que lhe conferiram em 2008 a segunda posição, conforme dados da consultoria GFK.
Para conquistar esse objetivo, o diretor confia na perspectiva de que seus adversários – sobretudo a Nokia, atual líder – percam mercado. "Este será um ano difícil, mas estamos trabalhando para cumprir nossas metas com investimento em marketing, parcerias comerciais e lançamento de produtos", destacou. Neste ano, a LG planeja repetir a produção de 12 milhões de celulares registrada em 2008.
A meta de liderar o mercado de celulares é anunciada cerca de quatro meses depois de a LG demitir 200 funcionários da fábrica de Taubaté (interior de SP) e decidir não efetivar as 350 pessoas que contratou no fim do ano em caráter temporário. O diretor de Marketing da empresa, Eduardo Toni, procurou dissociar as demissões da crise financeira que agora abala o setor produtivo, dizendo que as dispensas são "normais dentro da sazonalidade do negócio".
Hoje a LG apresentou à imprensa a linha de produtos que preparou para 2009. O portfólio de celulares mira o consumidor com maior poder aquisitivo com modelos que vão de smartphones a aparelhos com TV digital e tela sensível ao toque. O diretor da área de celulares observa, no entanto, que a crise pode acentuar as vendas de aparelhos mais simples. "Mas isso não quer dizer que deixaremos de contentar o mercado premium com produtos de maior valor agregado, que é o diferencial da LG", ponderou.
Segundo ele, a alta do dólar não deve ofuscar o interesse do consumidor por novos recursos tecnológicos no celular. "Você tem o dólar mais caro, mas por outro lado a economia de escala reduz os custos de produção", justificou, observando, também, "que a crise é passageira".
Computadores
A LG anunciou hoje sua entrada no mercado de soluções corporativas com o lançamento de monitores de 42 polegadas com imagem em 3D e tela sensível ao toque. Colocará à disposição das empresas displays de plasma para publicidade em terminais aéreos e lojas de conveniência, por exemplo.
A empresa também lançou um notebook com tela de 10,1" (computador ultraportátil). O diretor da LG responsável pela área de computadores, Celso Previdelli, espera que este novo produto aumente as vendas de notebooks da empresa, que somaram 60 mil unidades no ano passado e devem superar este ano os 200 mil notebooks vendidos, conforme o executivo.