Os servidores municipais tiveram liberados ontem (30) seus vencimentos, numa antecipação salarial concedida pela prefeita Simone Tebet para que os cerca de 2.300 funcionários pudessem efetuar suas compras, principalmente, de materiais escolares aos filhos. A folha de pagamento da Prefeitura para este mês, segundo a Secretaria de Finanças, totaliza R$ 2.147.000,00.
Já os aproximadamente 60 mil servidores estaduais vão receber os salários a partir de segunda-feira (2). O governador André Puccinelli cumpre a partir de fevereiro o compromisso assumido com o funcionalismo público estadual no início da gestão de estabelecer o primeiro dia útil do mês como data de pagamento dos salários. A folha de pagamento do Estado gira em torno de R$ 160 milhões mensais.
Além dos próprios funcionários públicos, que passarão a contar com o dinheiro no bolso mais cedo, o comércio também comemora a circulação de recursos que a antecipação vai gerar. “O comerciante já pode antecipar compras, melhorar o planejamento”, diz o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Luiz Fernando Buainain, acrescentando que “dá pra fazer um bom planejamento e evita ter que pegar mais dinheiro no banco e ficar negativo”.
Mesmo sem um dado científico, Buainain estima que cerca de 70% do salário do trabalhador chegue ao comércio ou aos serviços, em diversas formas.
LOCAL
Em Três Lagoas, o presidente da Associação Comercial e Empresarial local, Vanderlei Duarte, foi incisivo: “isso [pagamento dos servidores] é muito bom, traz ânimo aos comerciantes”.
Com relação à antecipação salarial efetivada este mês pela Prefeitura e pagamento dos servidores do Estado no primeiro dia útil, Duarte adiantou que é a favor de que todos os segmentos também assim procedam. “O comércio também deveria adotar isso [pagar no primeiro dia útil; quem trabalhou quer receber logo”, avaliou.