Geralmente ouvimos falar muito sobre a necessidade de gerar “boas experiências” para seus públicos-alvo, certo? No artigo dessa semana quero comentar como você pode irritar e até perder clientes rapidamente. São dicas para quem não gosta de dinheiro e de um bom atendimento a quem paga suas contas.
1 – Infernize aquele que lhe contratou com emissões de mensagens que antecipem o pagamento. Exemplos: “Seu boleto vence nesta semana. Fique atento!” ou “Não atrase o pagamento e evite o cancelamento de seus serviços”. E, se puder, avise-o que “não identificamos o seu pagamento”.
2 – Cobre-o no dia do pagamento! Ah, essa é infalível. Nem dê chances de atrasar. Se realmente cansou da conta ou empresa que atende, fique no pé mesmo e garanta que o valor mensal seja pago no ato, sem choro ou juros de boleto.
3 – Se precisa de reembolso, lembre-o várias vezes – no mesmo dia – de fazer a transferência. Até porque “eu preciso pagar as minhas contas, né?!” Insista mesmo, porque cliente gosta é de pressão na hora de pagar as contas.
4 – Chore! Mas chore mesmo e conte todas as suas desgraças para o cliente. Ele irá se comover e lhe pagará no ato! Afinal, o cliente não tem problemas. A economia não é motivo para ele atrasar. E que se dane ele! Quem mandou assinar um compromisso de serviços com a sua empresa, né?! Parcelar, flexibilizar, jamais!
5 – Obrigue seus clientes a darem estrelinhas no site, curtidas nas redes sociais e cobre-o por WhatsApp. Não conheço um que diga que não gostou de ser cobrado desta forma. É super natural, gente! Afinal, é obrigação dizer que “os meus serviços são ótimos”.
6 – Por fim, não reconheça as trocas que NÃO envolvam dinheiro – afinal, dinheiro não vem de reputação, divulgação, indicação e satisfação. Não confunda crime com creme: é parecido, mas não é a mesma coisa.
Bom, se você seguir essas dicas infalíveis, com certeza dispensará rapidinho seus clientes. Claro, se quiser discutir, xingar ou desprezar mais ainda, o resultado bem mais rápido. Já fiz tudo isso e deu certo. Eu garanto!
E você, tá fazendo a lição de casa direitinho para perder mais clientes?