Veículos de Comunicação

Esportes

Liga Três-lagoense de Desporto está sem presidente desde fevereiro

Empresários três-lagoensesligados ao futebol vão montar grupo para disputar presidência da LTD

Desde o dia 15 de fevereiro a Liga Três-lagoense de Desporto (LTD) está sem presidente. Um grupo formado por 15 empresários três-lagoenses ligados ao futebol está idealizando uma diretoria para disputar as eleições da Liga.

Francisco Barros, o Ceará,deixou a presidência da Liga, após determinação da justiça, que proíbe funcionário público comandar entidades que sejam beneficiadas com verbas públicas, no caso a Prefeitura de Três Lagoas.

Com a saída de Ceará e sem a realização de uma nova eleição, a Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel) tomou frente da organização, dos campeonatos antes promovidos pela Liga.

Porém, as novas regras e mudanças de regulamento estabelecidaspela Sejuvel nos campeonatosnão estão agradandoa todos os presidentes de clubes.

Um deles é João Torres, presidente do Comercial Esporte Clube, um dos mais tradicionais clubes amadores da cidade, que não participará este ano do Campeonato Varzeano. De acordo com João, o motivo é não concordar com oregulamento e forma de disputa do torneio, nesta edição.

Torres informou que ele, juntamente com outras 14 pessoas, está se organizando para formar o grupo que disputará as eleições para presidir a liga. “ Já era para termos formado este grupo, mas queremos fazer tudo dentro dos conformes. Vamos por esses dias conversar na federação para ver a possibilidade da criação dessa chapa. A intenção é montar uma Liga forte, independente de prefeitura, com sede própria e etc”.

De acordo com o coordenador da Sejuvel, Rodrigo Lopes, a Secretaria está promovendo os campeonatos porque a Liga encontra-se sem presidente, como uma forma de evitar que os eventos esportivos sejam suspensos. “Assim que for realizada a eleição e definida a nova diretoria, a Liga voltará com certeza a promover os campeonatos da cidade”.

PRESIDENTE

O ex-presidente Ceará comandava a Liga desde 2005. Para realização da nova eleição, é preciso que ele entregue a prestação de contas referente aos anos de 2013 e 2014. Nessa época,a LTD comprou32 jogos de uniformes (composto por camisas, shorts e meias), mas até o momento foram entregues somente 12 jogos. Faltando também 32 bolsas de massagens.

A Liga Três-lagoense de Desporto também abrange outras modalidades, como atletismo, futsal masculino e feminino, e recebe verba da prefeitura para promover torneios dessas modalidades.

Representantes dos clubes de futebol filiados a Liga cobram a entrega dos jogos de uniforme. Foi até estipulado uma data, dia 10 de abril, para que Ceará entregue o restante do material. Do contrário, os times vão recorrer à prefeitura para receber o que foi prometido.

O mandato de Ceará também é acusado de outras irregularidades como falta de pagamento de fornecedores, entre outras irregularidades.