A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul lança no dia 9 de julho (terça-feira) o livro “Filmando em Mato Grosso do Sul”, organizado por Cláudio Benito O. Ferraz e Alexandre A. Neves. O evento acontece a partir das 19 horas no Museu da Imagem e do Som, com entrada franca.
Três Lagoas
Livro ?Filmando em Mato Grosso do Sul? tem lançamento marcado no MIS
Os textos apresentados no livro são originados das intervenções ocorridas no 1º Seminário Leituras e Releituras – O Cinema Popular e a Formação da Identidade Regional: Filmando em Mato Grosso do Sul, realizado em setembro de 2008.
Neles se estabelece o diálogo entre diferentes pesquisadores e disciplinas ao redor do elemento congregador das intervenções, ou seja, a questão da identidade regional, com diferentes interpretações e leituras sobre os filmes de caráter mais popular que tiveram suas imagens registradas numa determinada porção do território.
O trabalho contribui com as publicações na área audiovisual sul-mato-grossense e lança um olhar contemporâneo sobre a reflexão da linguagem cinematográfica. Logo em seguida ao lançamento do livro haverá um debate com os autores e será exibido um filme regional ao público com um título “surpresa”.
“O audiovisual é uma das mais eficientes ferramentas no registro da cultura e suas expressões. Estimular o audiovisual é contribuir com linguagem cinematográfica e possibilitar o registro e a divulgação do patrimônio e da memória sul-mato-grossenses”, afirma Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Cláudio Benito O. Ferraz é professor do Departamento de Educação da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo) de Presidente Prudente e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. Já Alexandre Aldo Neves é mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados.
Serviço
O lançamento do livro “Filmando em Mato Grosso do Sul” acontece dia 9 de julho (terça), às 19 horas no Museu da Imagem e do Som, no Memorial da Cultura, que fica na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. A entrada para o evento é gratuita.