Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Maioria da população aprova governo de André

Pesquisa mostra que 61,7% da população do Estado aprova e garante reeleição em 2010

Segundo a pesquisa do Instituto Tendência, o governador André Puccinelli tem 61,7% de aprovação popular -
Segundo a pesquisa do Instituto Tendência, o governador André Puccinelli tem 61,7% de aprovação popular -

Pesquisa realizada pelo Instituto Tendência revela que 61,7% da população do Estado aprova a administração do governador André Puccinelli (PMDB). Em Campo Grande, sua popularidade ainda é maior, obtendo 66,6% de aprovação. O levantamento estatístico foi realizado entre os dias 22 a 28 de janeiro, período em que foram entrevistadas 1.839 pessoas.
Essa popularidade garante sua reeleição.  É o que também apurou o levantamento, constatando a intenção de voto do eleitor para a próxima eleição, que acontece em 2010.  Na pesquisa estimulada, foram feitas uma simulação considerando a candidatura do governador, da senadora Marisa Serrano (PSDB) e do ex-governador Zeca do PT. André lidera a opinião pública dos eleitores de Mato Grosso do Sul com uma preferência de 46.6% e venceria a eleição no primeiro turno. O ex-governador aparece com apenas 27.5%. A senadora foi lembrada por  13.8% dos entrevistados. Na Capital, a liderança de André é absoluta com 57.8%. Zeca teve preferência de apenas 21.1% das pessoas.
Já na pesquisa espontânea, o governador André Puccinelli também lidera o levantamento, com 20.2% (Estado). Em segundo lugar aparece Zeca do PT com 7.9% em terceiro seu "rival" de partido, o senador Delcídio do Amaral (PT), com 4,4%. O prefeito Nelson Trad foi lembrado por 2% dos entrevistados. Outros 16 políticos chegaram a ser lembrados na pesquisa, todos com menos um índice que não chegou a 1%.
 
REJEIÇÃO

A pesquisa mostra que o ex-governador Zeca do PT é o que tem maiores índices de rejeição.
Em qual destes nomes o sr/a não votaria de modo algum para ser governador do Estado? Ao responder a essa pergunta,  a maioria dos entrevistados apontou Zeca do PT. O ex-governador obteve uma rejeição de 39.7% dos entrevistados. Em segundo lugar foi citada a senadora Marisa Serrano, com 23.4% e em terceiro lugar ficou o governador Puccinelli, com 14.9%.
O levantamento do Instituto Tendência também revela que o governador André Puccinelli ganharia a eleição no primeiro turno, caso seu único adversário fosse Zeca do PT. Nesse confronto André aparece com 56.8% e o ex-governador aparece com 32.5%. Já numa simulação com a senadora Marisa Serrano, André aparece com 58.2% e ela aparece com 23.0%.
A amostra realizada considerou a população dos principais municípios do Estado, obedecendo à proporcionalidade em relação ao sexo, idade e  o local de moradia, conforme a mesma metodologia do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE).  As entrevistas foram realizadas nos lares dos eleitores acima de 16 anos.