Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Maioria das mulheres dá à luz por cesariana em MS, diz secretaria

Índice de 55% é superior à média nacional, que é de 42%

O Brasil está em segundo lugar no ranking de países que mais fazem cesarianas. Em relação ao total de nascimentos, 42% dos bebês brasileiros nascem pela cirurgia. Em Mato Grosso do Sul, o índice chega a 55%, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. O Ministério da Saúde recomenda que esse índice seja de 15%. O ideal para a gestante, segundo os médicos, seria realizar parto normal. O assunto foi mostrado em reportagem do Bom Dia MS desta terça-feira (23).

Optar pelo parto cirúrgico em vez do normal é uma decisão muitas vezes respaldada por orientação médica. O obstetra Marcelo Cotrim explica que são vários os casos em que a cesariana é mais indicada. "Quando o cordão sai na frente da cabeça do nenê, ou quando a placenta fica na frente de onde o nenê iria passar para nascer. Ou ainda quando a gestante tem mais de duas cesarianas, a cirurgia é indicada", diz o médico.
Quem faz cesária normalmente gosta da comodidade e segurança. Mas, como em toda cirurgia, o procedimento requer cuidados especiais pós-operatórios. "Não se pode levantar a cabeça durante 12 horas após a cirurgia", explica a enfermeira Sandra Morais.