Dos onze cursos superiores avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em Três Lagoas, apenas um obteve nota abaixo da média considerada “boa” pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Ipea).
Conforme resultado do Enade, divulgado no fim da tarde de segunda-feira, o curso com maior pontuação em Três Lagoas foi o de Administração, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que obteve conceito 5no Enade(nota máxima). A prova foi aplicada a 54 estudantes que estavam no último ano e que atingiram a nota bruta de 48,77.
A prova foi aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado, tanto em universidades públicas quanto particulares. Ao todo, foi avaliadaa qualidade de ensino em 17 cursos diferentes em todo o Brasil.
Além da UFMS de Três Lagoas, que obteve conceito três em outros dois cursos, Direito – com dois cursos em andamento e 106 alunos inscritos na prova – e Ciências Contábeis, com 23 inscritos no exame- , o Enade avaliou o desempenho de parte dos cursos oferecidos pelas Faculdades Integradas de Três Lagoas (Aems).
As maiores pontuações da instituição particular de ensino superior foram conquistadas pelos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Direito da Aems, todos com conceito quatro. No caso do curso de bacharelado em Direito a pontuação superou a nota da UFMS. O curso de Tecnologia em Gestão Financeira também teve média quatro, segundo o Enade.
Já os cursos de Administração de Empresas, Psicologia e Ciências Contábeis da Aems permaneceram no conceito três (também considerado bom). O único curso avaliado em Três Lagoas como fraco foi o de Secretariado Executivo da Aems, que obteve conceito dois no Enade.
Cerca de 320 acadêmicos de Três Lagoas participaram da prova, aplicada aos estudantes que estão em fase de conclusão de cursos superiores de graduação ou tecnológicos.
Em todo o Brasil, foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados.
Ao todo, 469.478 estudantes participaram do exame por todo território nacional. Enquanto que em Mato Grosso do Sul, foram avaliados 117 cursos.
Conforme informações do Ministério da Educação, o Conceito Enade – que vai em uma escala com notas até 5 – é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior, que também leva em consideração o corpo docente e infraestrutura da instituição. Em 2012, foram avaliados 7.228 cursos. Para o conceito, no entanto, foram consideradas 6.306 unidades no cálculo, já que uma instituição pode ter mais de um curso na mesma área.
Entre 2009 e 2012, a proporção de cursos com conceito 3 subiu de 37,8% para 43,9%; com conceito 4, de 9,7% para 19%; e com conceito 5, o mais alto, de 1 % para 5,4%.
Segundo o Ministério da Educação, as notas a partir de 3 são consideradas satisfatórias. Tanto os cursos das instituições públicas quanto das privadas tiveram avanço no conceito. Nas públicas, os cursos com conceito máximo passaram de 4,3% em 2009, para 17% em 2012. Os cursos com nota 4 passaram de 24,5% para 29,8%. Nas privadas, o índice passou de 0,4% dos cursos com conceito 5 em 2009, para 3,5% em 2012, já os com nota 4 passaram de 7,1% para 17,3%.