Veículos de Comunicação

Polícia

Mais 11 presos foram transferidos para a Máxima de Campo Grande

Operação aconteceu nesta sexta-feira

Treze internos que estavam na 1ª DP retornaram para o presídio - Arquivo/ JP
Treze internos que estavam na 1ª DP retornaram para o presídio - Arquivo/ JP

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou, nesta sexta-feira, 16, mais uma transferência de presos da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas para a Máxima de Campo Grande.

Ao todo, 11 internos foram transferidos em uma operação iniciada pela manhã e deram entrada na Penitenciária de Segurança Máxima da capital às 12h30, em uma ação que contou com a participação de policiais da Companhia de Guarda e Escolta de Campo Grande. Conforme a Agepen, a transferência faz parte de um plano estratégico da Agepen, “no sentido de manter a disciplina na unidade prisional”, destacou em nota. Os internos foram identificados como “lideranças negativas”, o que teria desencadeado a remoção da unidade local para um presídio de mais segurança.

Essa foi a segunda transferência de presos considerados perigosos para outras unidades penais do Estado neste começo do ano. A ação foi desencadeada depois que, no dia 7, os internos da Penitenciária de Segurança Média deram início a um princípio de rebelião e exigiram a transferência dos presos acusados da prática de crimes sexuais.

Na ocasião, uma operação envolvendo cerca de 30 policiais civis e militares foi montada para transferir, por questões de segurança, 46 presos. Em um primeiro momento, eles foram levados para a carceragem das delegacias da cidade.

No dia seguinte, a Agepen, em conjunto com a Tropa de Choque da Polícia Militar, promoveu uma operação pente-fino no estabelecimento penal. Vinte presos considerados lideranças do movimento foram transferidos para outras unidades, sendo 10 para a Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande e outros 10 para a Penitenciária Estadual de Dourados.

RECAMBIADOS

Na tarde de ontem, 13 internos que estavam na carceragem da 1ª DP foram recambiados para a Penitenciária de Segurança Média da cidade. A transferência foi realizada no período da tarde e contou com a participação de cerca de dez policiais civis e militares de Três Lagoas. De acordo com o delegado Paulo Rosseto, titular da delegacia, agora 17 internos permanecem nas celas da unidade policial. Eles estão distribuídos em Três Lagoas. “Até então, tínhamos recebido 42. Desses, 12 foram transferidos, na semana passada, para a cadeia de Cassilândia, e o restante deve permanecer aqui até a próxima semana”, completou.

O delegado explicou que a tendência é que os outros 17 internos também sejam transferidos na próxima semana. Entretanto, ele não pode informar a data ou a unidade penal de destino dos internos por questões de segurança. “A situação dos presos aqui dentro está tranquila. Eles estão recebendo alimentação e os parentes estão trazendo os outros produtos que eles necessitam”, completou.

Conforme a assessoria da Agepen, a situação da Penitenciária de Segurança Média também está normalizada e a transferência de ontem deve-se à ação preventiva da agência.