Veículos de Comunicação

Finados

Mais de 15 mil pessoas devem passar pelo cemitério municipal

A partir deste sábado, o cemitério começa a funcionar a partir das 6h e encerra as atividades às 18h

Campo Santo > Cemitério Municipal de Santo Antônio - arquivo
Campo Santo > Cemitério Municipal de Santo Antônio - arquivo

A movimentação de pessoas no Cemitério Municipal Santo Antônio de Três Lagoas é intensa desde o início da semana em virtude do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, feriado nacional. Ontem, foi o prazo final determinado pela prefeitura para reforma nos túmulos. A limpeza, segundo o secretário de Administração, Gilmar Tabone, pode ser feita até no dia.

A expectativa, segundo a prefeitura, é que mais de 15 mil pessoas passem pelo cemitério no Dia de Finados, conforme registro dos anos anteriores. A partir deste sábado, o cemitério começa a funcionar a partir das 6h e encerra as atividades às 18h. O horário estendido deve se ao fluxo de pessoas que passam pelo local nesse período.

Segundo o secretário, não será permitida a entrada de veículos dentro do cemitério para não atrapalhar o fluxo de pessoas no local. Por isso, cadeiras de rodas para quem precisar serão disponibilizadas. Três missas serão realizadas no cemitério no dia 2. Uma às 6h, outra às 9h e a terceira às 15h.

SEPULTAMENTOS
Até segunda-feira (24), 39.107 pessoas foram sepultadas no cemitério municipal. Em 2022, até o dia 19 de outubro, foram sepultados 414 homens e 319 mulheres. 

Entre os túmulos mais visitados estão de pessoas que se tornaram personagens históricos na cidade, como o Camisa de Couro, que se chamava Antônio Aragão. Era chamado de Camisa de Couro, em razão da roupa que utilizava com frequência. Segundo relatos históricos, ele era pistoleiro sergipano que morava em Santa Fé do Sul com a família e mantinha vínculo com Três Lagoas por conta da sua “profissão”. Ele morreu em 1.961, em frente ao prédio da antiga prefeitura.  

Enterrado no Cemitério Municipal de Três Lagoas, o túmulo do Camisa de Couro é visitado com frequência por moradores antigos da cidade. Eles deixam velas e flores e acreditam que precisam honrar o pistoleiro que fazia justiça com as próprias mãos para defender aqueles, que por algum motivo, eram prejudicados por alguém.

O túmulo do Zé da Camisola, considerado um dos personagens milagreiros, deficiente físico e mental, que vivia caminhando pelas ruas da cidade, também é um dos mais visitados, assim como o do ex-senador Ramez Tebet, do músico Amilton Roldão de Souza, o Brancão, da Tia Nega, entre outros.

CEMITÉRIOS 
Além do cemitério Santo Antônio, Três Lagoas tem ainda cemitérios no Distrito de Arapuá e Garcias. Além disso, na cidade tem ainda o Cemitério do Soldado, onde está enterrado José Carvalho de Lima, supostamente soldado das forças de resistência do governo federal contra a rebelião dos tenentes paulistas de 1924. Sobre o túmulo do soldado encontram-se vários objetos depositados em agradecimento ou em pagamento a promessas. A José Carvalho de Lima são atribuídos muitos milagres.