Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Mais de 180 pessoas foram presas por tráfico de drogas

Maioria das apreensões da PM é do considerado ?tráfico formiguinha?

Maioria das apreensões da PM é do considerado ?tráfico formiguinha? -
Maioria das apreensões da PM é do considerado ?tráfico formiguinha? -

A cada 48 horas, ao menos uma pessoa é presa suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas em Três Lagoas. A estimativa é baseada no levantamento do 2º Batalhão da Polícia Militar. De acordo com as estatísticas, de janeiro até esta quarta-feira, 182 pessoas foram presas pelo crime de tráfico de drogas. Desse total, 160 eram homens e 22 mulheres. O número é considerado alto para o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Wilson Sérgio Monari, e está diretamente relacionado ao crescimento populacional acelerado e também ao fluxo de população flutuante.

“Em comparação ao ano passado, o quadro segue estável, mas é considerado alto. A questão do tráfico é bastante relativa. Desde o ano passado, temos focado bastante a questão do combate ao tráfico de drogas na cidade. Além disso, até outubro do ano passado, tínhamos o pico da obra da Eldorado Brasil, que trouxe centenas de trabalhadores de outras localidades para o município. Neste ano, reduziu. No entanto, estamos tendo um aumento de trabalhadores da obra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados, que está chegando próximo ao pico. Isso tem um impacto muito grande na segurança pública, não apenas no tráfico de drogas, como no número de acidentes, brigas, embriaguez e outros”, destacou.

As prisões realizadas neste ano correspondem a um total de 122 ocorrências registradas. Ao todo, a PM apreendeu 261,3 quilos de maconha – sendo 192 quilos desses em uma única apreensão realizada no começo dessa semana, em um rancho -, 1.09 quilo de cocaína e 2.09 quilos de crack. Para o comandante, a quantidade de crack apreendida é grande, levando em consideração que a maioria das apreensões são consideradas de “tráfico formiguinha” – em pequenas quantidades, em que a droga já está preparada, embalada  e pronta para ser vendida diretamente ao dependente.

COMPARAÇÃO
Conforme o comandante da PM, a média de apreensões permanece a mesma em comparação ao ano passado. Em 2012, explicou, houve mais casos registrados, 131 de janeiro a agosto. No entanto, o número de suspeito foi um pouco menor, 179. 

Os dados da PM mostram ainda que a média de casos registrados ao mês tem sido a mesma em Três Lagoas. Com exceção de março, quando foram realizadas 23 apreensões, a média tem sido de 13 a 17 casos ao mês.

Apenas neste mês, a PM registrou 14 casos de tráfico de drogas. O mais recente aconteceu na noite dessa quinta-feira, quando dois suspeitos, um de 30 anos e outro de 22 anos, foram presos durante ação de rotina pelo bairro Vila Nova.  Com um dos suspeitos, os policiais apreenderam nove papelotes de cocaína. Na residência dele, situada no Jardim Alvorada, a PM ainda apreendeu nove munições de calibre 38. Nenhuma arma foi encontrada.