Diante da nova onda de casos de Covid-19 e H3N2, em Três Lagoas, os órgãos de Saúde e parceiros estão reforçando as ações e os serviços essenciais ao combate do vírus. Um desses é o exame SWAB (teste do cotonete) realizado no 5º Grupamento do Corpo de Bombeiro, por meio de agendamento online.
O serviço que retornou com apenas 50 vagas diárias, acabou ampliando para 100 testes. Porém, algo que vem atrapalhando o bom resultado dessas ações é a falta de compromisso das pessoas em não comparecer na data e hora marcada para realizar o exame.
Entre 15 a 17 de janeiro, foram 210 agendamentos, porém, 41 pessoas não compareceram. Dos 169 restantes que foram ao local, foi possível identificar 68 novos casos positivos e 101 negativos.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Três Lagoas alerta a todas as pessoas que, ao agendarem o exame SWAB tenham a convicção de que vão poder comparecer ao Corpo de Bombeiros. Cada falta representa duas pessoas – a que não compareceu e a que poderia ter ocupado a vaga – sem realizar o teste.