Com a campanha Opera MS, feita pelo SUS, mais de duas mil cirurgias devem ser realizadas nos próximos meses, em Três Lagoas. O programa iniciou em dezembro, mas foi suspenso depois com uma onda de explosão de casos de Covid-19 no início do ano. Além disso, outras centenas de cirurgias eletivas também serão retomadas após o controle da pandemia no município.
Centenas de três-lagoenses estão aguardando as chamadas para as cirurgias eletivas, que estão gradativamente sendo retomadas desde dezembro, conforme explica a Secretária de Saúde, Elaine Fúrio.
O município de Três Lagoas tem até outubro deste ano pra zerar a fila de pacientes agendados em alguma dessas cirurgias eletivas, mas se todos os procedimentos forem realizados antes deste prazo, é possível convocar outros pacientes que aguardam por uma data.
De acordo com a Secretária de Saúde, em média, por semana são realizadas 50 cirurgias eletivas por meio do programa Opera MS. A central de regulação disponibiliza um Whatsapp de tira-dúvidas, o morador pode ligar no 9-9261-9169.
Confira a reportagem completa: