Veículos de Comunicação

No Estado

Mais de 29 mil estudantes comparecem ao primeiro dia de prova do Enem 2022

Na capital, uma pessoa foi presa por crime de fraude em concurso público

No próximo domingo será realizada a segunda etapa da prova - Agência Brasil
No próximo domingo será realizada a segunda etapa da prova - Agência Brasil

Segundo o balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos 43.415 inscritos para fazer a prova impressa em Mato Grosso do Sul, 29.852 compareceram no primeiro dia de aplicação, representando 68,8%.

Em relação ao Enem digital, foram 1.269 inscritos e 572 presentes, o que representa 45,10%. Nesse domingo (13), os participantes tiveram de responder 90 questões de ciências humanas e suas tecnologias e linguagens e suas tecnologias. Além disso, candidatos tiveram de escrever redação sobre o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

No próximo domingo (20), os estudantes fazem prova de ciências da natureza e suas tecnologias, e de matemática e suas tecnologias. O gabarito do exame será divulgado pelo Inep na quarta-feira (23).

Operação

A Polícia Federal cumpriu três mandados de prisão que estavam em aberto contra candidatos que fariam o Enem nesse domingo em Campo Grande. Um foi cumprido na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e outros dois em escolas públicas, mas somente uma pessoa foi presa por crime de fraude em concurso público.

Participaram das ações mais de 500 policiais federais, distribuídos em todos estados da Federação e no Distrito Federal. Durante o dia, foram cumpridos 30 mandados de prisão em aberto em Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

O cumprimento das medidas se deu de forma a não causar qualquer tumulto ou atrapalhar a concentração dos participantes do certame.