Durante o mês de agosto, Três Lagoas contou com uma série de ações em alusão ao "Agosto Lilás", uma campanha de conscientização de combate à violência contra a mulher. Palestras, orientações, atendimentos contaram com o envolvimento de pelo menos 500 mulheres, no município. As ações foram feitas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência “Halley Coimbra Ribeiro Junqueira” (Cram).
As equipes do Cram realizaram um workshop na UFMS, voltado para os profissionais da educação, totalizando 139 participantes, que discutiram o assunto e em como inserir na educação das crianças e adolescentes de Três Lagoas.
A coordenadoria da mulher realizou mais uma edição do café com prosa, onde as mulheres trocam experiências e se fortalecem, e como encerramento, foi oferecido um dia da beleza para as mulheres atendidas pelo Cram, para proporcionar bem-estar e fortalecer a sua autoestima.
O "Agosto Lilás" é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei estadual nº 4.969/2016 e da Lei Municipal nº 3.340/2017, com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim deste tipo de violência e divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.