A campanha de Vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) foi realizada no mês de abril destinada para meninas de 9 a 13 anos.
Segundo a coordenadora do setor, enfermeira Humberta Azambuja, foram aplicadas 1.312 da 1ª dose, ou seja, 52,75% da meta estabelecida, e, 189 meninas receberam a segunda dose. Conforme o Ministério da Saúde, a meta exigida é de no mínimo 80% de imunização. Sendo assim, das 2.487 meninas com idade de 9 a 13 anos, segundo levantamento feito nas escolas no município, no mínimo, 1.990 meninas deveriam ser imunizadas.
A coordenadora informou que embora a campanha já esteja encerrada, a vacinação para a população alvo ainda continua disponível em todas as unidades de Atenção Básica de Saúde.
Além disso, Humberta falou que o trabalho realizado pela equipe ocorreu de forma tranquila em todas as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares. “Gostaria de agradecer às Secretarias de Educação Estadual e Municipal pela parceria, assim como as escolas da iniciativa privada, que nos auxiliaram na realização da vacinação e pelo sucesso da campanha”, disse Humberta.
No ano passado, 2.076 meninas receberam a vacina, sendo que o Município atingiu 100% de imunização. O intuito da vacina é prevenir o câncer de colo de útero.