A chuva que caiu na madrugada desta terça-feira (25), em Três Lagoas, atingiu 58% do total esperado para a Primavera. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a média esperada para esta estação é de 127 milímetros e nas últimas horas já choveu 74 milímetros. Sem ventos fortes, a chuva veio acompanhada de raios que atingiram o solo de Três Lagoas.
Foram registrados mais de mil raios na região da Costa Leste na madrugada, de acordo com o último relatório do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Inpe. O número é alto, mas também previsto pelos meteorologistas para esta estação, considerada a mais quente do ano em Mato Grosso do Sul. O estado, por exemplo, lidera o ranking nacional ao registrar 70 mil raios somente nesta segunda feira (24), em diversas regiões. Mato Grosso segue atrás com mais de 40 mil raios e, São Paulo, com 35 mil.
O meteorologista da Estação Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrahão Filho, explica que isso se deve ao calor e a umidade associada à instabilidade no país, como a frente fria que está no Sul e tem provocado temporais em outros estados. Por outro lado, o calor continua forte até o fim de semana.