Veículos de Comunicação

Mortandade

Mais de sete toneladas de peixes mortos são encontradas no rio Paraná

Ainda não se sabe a causa dessa mortandade; prejuízos devem chegar a R$ 30 mil

Mais de sete toneladas de peixes mortos são encontradas no rio Paraná  - Max Silva/TVC
Mais de sete toneladas de peixes mortos são encontradas no rio Paraná - Max Silva/TVC

Mais de sete toneladas de peixes mortos foram recolhidas neste final de semana, no rio Pará, em Três Lagoas. Os peixes estavam em 20 tanques-rede e morreram neste sábado e domingo. Ainda não se sabe a causa dessa mortandade. Amostras de águas foram coletadas para análise em um laboratório no Paraná.

Os tanques-rede pertencem a Cooperativa de Pescadores de Jupiá e foram colocados no rio em outubro do ano passado. Segundo a secretária da cooperativa, Luciana Linhares Pavã, uma tonelada dos peixes encontrados mortos foi descartada e será enterrada. O restante das tilápias foi abatida e congelada, até que saia o resultado dos exames laboratoriais.

A maior quantidade dos peixes mortos foi encontrada na manhã deste sábado. Neste domingo, os pescadores encontram mais tilápias mortas no local. Segundo Lucina, os prejuízos devem chegar a R$ 30 mil. A cooperativa é formada por 65 pescadores. Os peixes criados nesses tanques-rede seriam levados para o frigorífico de peixes, em fase final de construção, às margens do rio Paraná, em Jupiá.

Ainda de ardo com a secretária da cooperativa, pescadores encontram também peixes mortos em outra localidade do rio, e não apenas nos tanque-redes. Lucina disse que, se não for algum reagente químico, a mortandade dos peixes pode estar relacionada ao sedimento do solo devido a obras da subestação de energia elétrica em construção nas imediações. “A água do rio estava muito escura”, declarou.