Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Mais votados já miram eleição para prefeito e vereadores

O resultado do pleito deste ano servirá de termômetro para as eleições municipais de 2024

- arquivo
- arquivo

O segundo turno das eleições gerais deste ano ainda nem chegou ao fim, mas partidos e candidatos que disputaram o pleito já miram as eleições municipais de 2024.  Em Três Lagoas, está em disputa a administração do município que terá uma arrecadação superior a R$ 1 bilhão a partir de 2023, e um Legislativo com orçamento de R$ 39 milhões no próximo ano. No interior do Estado, Três Lagoas é uma das cidades mais cobiçadas politicamente. Polo de desenvolvimento industrial, Três Lagoas é a terceira cidade mais populosa do Estado, com 125 mil habitantes, e líder em exportações em Mato Grosso do Sul. Atributos, que fazem com que partidos e políticos almejem administrar e legislar uma das cidades mais importantes do Estado.

As eleições deste ano, para muitos, serviram de base e termômetro para o pleito de 2024. Embora a cidade não tenha conseguido eleger nenhum candidato, a disputa serviu para aferir a popularidade e a densidade eleitoral dos postulantes aos cargos de prefeito e vereadores. 

Os candidatos com domicilio eleitoral em Três Lagoas mais votados nas eleições deste ano foram: Cassiano Maia (PSDB), presidente da Câmara Municipal, que disputou uma vaga na Câmara Federal e recebeu 15.176 votos. Desse total, 14.345 em Três Lagoas. Fabrício Venturoli do União Brasil, saiu candidato a deputado estadual e obteve 9.956 votos, destes, 6.053 de Três Lagoas. O ex-vereador Jorge Martinho (PSD) foi o terceiro mais votado na cidade com 5.179 votos, sendo 4.753 de Três Lagoas. Ele disputou uma vaga de deputado federal. A quarta mais votada foi a vereadora Sayuri Baez do Republicanos, que saiu candidata a deputada estadual e recebeu 4.766 votos, sendo 3.601 em Três Lagoas.

Os quatro mais votados em Três Lagoas podem disputar a Prefeitura de Três Lagoas nas eleições de 2024.  O atual presidente da Câmara, Cassiano Maia, não esconde a pretensão em ser o sucessor do prefeito Ângelo Guerreiro, também do PSDB. Ambos trabalham aliados em prol deste projeto político. Cassiano disse que ficou feliz com a votação que o credenciará para uma possível disputa da prefeitura, será a aprovação da população.

Fabrício Venturoli já disputou a Prefeitura de Três Lagoas em 2020, quando recebeu 11.606 votos. Jorge Martinho também foi candidato a prefeito, em 2016, quando teve 17.675 votos.  Já Sayuri Baez é oposição ao prefeito na Câmara e faz parte de um grupo contrário ao da atual administração.
Além desses que podem disputar a prefeitura, a eleição deste ano  também serviu de base para ver a densidade eleitoral de outros candidatos que devem concorrer ao cargo de vereador, alguns pela primeira vez, e outros não.