Veículos de Comunicação

Interior

Maracaju intensifica vacinação antirrábica em cães e gatos

Com as ações deste ano, o município já imunizou mais de mil animais

Vacinação acontecerá até o dia 27 de setembro - Foto: Divulgação
Vacinação acontecerá até o dia 27 de setembro - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem reforçado a Campanha de Vacinação Antirrábica em todo município, incluindo áreas de assentamentos, aldeia indígena, comunidade quilombola, e o distrito de Vista Alegre. O secretário municipal de Saúde, Thiago Caminha, alerta para os casos de transmissão de raiva de animais para humanos e pede a conscientização dos moradores para levarem seus pets vacinar. 

A raiva é uma infecção viral aguda que pode ser contraída por animais e humanos através da saliva de outros animais infectados. Além de ser uma doença incurável em cães e gatos, e que pode ser transmitida para os seres humanos, quando transmitido, o vírus ataca o sistema nervoso central, causando inflamação no cérebro que pode evoluir de forma bem rápida, atingindo de forma agressiva e fatal. Só há uma forma de prevenção: através da vacinação antirrábica, por isso, convocamos a comunidade e levar seu animal, seja cachorro ou gato para o ponto mais próximo de imunização”, destaca Thiago Caminha.

A vacinação é gratuita e a população pode aproveitar o ponto mais próximo de sua casa. Importante ressaltar ainda que a vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose a partir dos 3 meses de vida ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente.

Em gatos, a administração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla e o reforço deve ser também anualmente.

Números 

De acordo com a prefeitura, os primeiros resultados de vacinação foram positivos, alcançando no total 1.012 animais imunizados.

A vacinação antirrábica acontece de segunda a sexta-feira (até o dia 27/09), das 7h30 às 10h30, na Unidade de Vigilância de Zoonose, localizado na Rua Rui Barbosa 281, Vila do Prata.