As ações da campanha Outubro Rosa seguem sendo realizadas em Maracaju. A abertura oficial foi no início deste mês que, tradicionalmente, é conhecido pela Campanha Nacional de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama. As ações são voltadas para a mulheres e para os homens.
No último sábado (23), aconteceu o dia “D” da campanha, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, das equipes das Unidades de Atenção Primária do município, incluindo palestras educativas, exames e orientações ao câncer de mama.
Neste mês de outubro, todas as Unidades de Saúde terão horários estendidos todas as quintas-feiras, das 17h às 19h.
Dados da doença
Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. O câncer de mama é o tipo mais comum depois do câncer de pele. A detecção precoce e o rastreamento são fundamentais para o tratamento.
De acordo com a Agência Internacional para a Investigação do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 foram diagnosticados mais de 2,2 milhões casos de câncer de mama, 11,7% do total, sendo o que mais pessoas atinge no mundo.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.