A prefeita Márcia Moura reconheceu que houve falhas da administração municipal na questão da merenda escolar que causou descontentamento generalizado entre pais e integrantes dos CEIs. Durante reunião com o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), Márcia atribuiu ao Setor de Licitação parcela de responsabilidade do ocorreu, mas destacou que a normalidade foi restabelecida.
De acordo com a prefeita, o motivo do atraso na entrega das merendas e a suspensão das aulas em nove Centros de Educação Infantil (CEIs) se deu por conta do Setor de Licitação que, atualmente passa por uma reformulação na prefeitura. Informou que já está prevista a licitação pública que irá definir empresa que executará o fornecimento da merenda escolar para os alunos das escolas municipais e Centros de Educação Infantil.
“A licitação tem uma parcela de responsabilidade, pois mudamos toda a equipe. Por enquanto, vai ficar a cargo das diretoras em administrar a alimentação escolar. Já contratamos as merendeiras até que o processo licitatório seja definido. Nós não podemos falhar com a população. O que eu preciso é a participação de vocês”, declarou a prefeita, durante reunião com representantes do Conselho Municipal de Alimentação Escolar.
Enquanto a licitação não é concluída, segundo a presidente do CAE, Cidolina de Fátima Silva, a prefeitura vai manter a empresa que foi contratada emergencialmente para continuar servido lanche para os alunos das escolas, enquanto que nos CEIs, a merenda será preparada pelas merendeiras no próprio estabelecimento escolar.
De acordo com Cidolina, a previsão é de que dentro de 40 dias a merenda escolar volte a ser terceirizada e que o Conselho Municipal de Alimentação Escolar pretende acompanhar mais de perto essa questão, inclusive, o andamento do processo de licitação. Nesta terça-feira, a presidente do CAE e o secretário de Educação, Mário Grespan, prestarão esclarecimentos na Câmara Municipal sobre essa situação sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Educação.
As aulas foram retomadas ontem nos Centros de Educação Infantil e, hoje, iniciam-se na escola municipal Professor Ramez Tebet. No restante da Rede Municipal de Ensino, as aulas haviam sido iniciadas na semana passada.