Veículos de Comunicação

Patrimônio

Maria Fumaça é restaurada e colocada para exposição

A locomotiva foi colocada no galpão da antiga oficina da NOB

Maria Fumaça é restaurada - Reprodução TVC
Maria Fumaça é restaurada - Reprodução TVC

A locomotiva a vapor, conhecida por “Maria Fumaça”, que estava parada no pátio da extinta Noroeste do Brasil (NOB), de Três Lagoas, foi restaurada e colocada no galpão da antiga oficina da estrada de ferro, próximo ao prédio da antiga estação ferroviária.
A restauração, que começou no final de 2019, foi feita pela empresa Bergamo Construtora de Campo Grande, que contou com o auxílio de José Jorge Godoi, ferroviário aposentado e especialista em restauro de máquinas a vapor.  

Nesta semana, a locomotiva foi colocada no galpão da antiga oficina da NOB, que também passou por restauração. 
Para a transferência da locomotiva do local em que estava sendo restaurada até o galpão em que ficará exposta para visitação, foi necessária a instalação de uma linha férrea improvisada para fazer o transporte da Maria Fumaça.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Ângela Brito, a preservação dessa locomotiva é importante para a manutenção da história e da identidade do município. Destacou que será um espaço importante para visitação dos alunos, que poderão conhecer um pouco mais da história de Três Lagoas, que teve o seu desenvolvimento na esteira da construção da estrada de ferro.