Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Mato Grosso do Sul começa hoje a revitalização das Redes de Monitoramento Hidrológico

Com as ações 15 municípios receberão equipamentos novos para as estações de monitoramento hidrológico

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) em parceria com a Agência Nacional das Águas (ANA), com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), iniciou hoje (10) os trabalhos de revitalização e implantação das Redes de Monitoramento de Eventos Hidrológicos. Com as ações 15 municípios receberão equipamentos novos para as estações de monitoramento hidrológico e uma será implantada, em Dois Irmãos do Buriti.

De acordo com o capitão da Defesa Civil, Sebastião Omena, serão empregados equipamentos de última geração e a primeira campanha de revitalização durará cerca de 50 dias. “Serão visitadas além de Coxim, a plataforma de coleta de dados (PCD) de Aquidauana, Ladário, Corumbá, Nova Andradina, Cassilândia e em Dois Irmãos será implantada uma PCD”, disse. Ainda segundo Omena, está prevista para o mês de junho a implantação de uma sala de situação, no Imasul. “A sala de situação funciona como um centro de gestão de situações críticas e ajuda da tomada de decisões através do acompanhamento das condições hidrológicas dos principais sistemas hídricos. Teremos lá além dos técnicos, um meteorologista e uma pessoa da Defesa Civil”, explicou.

Os trabalhos de revitalização das PCDs em MS terão o acompanhamento de um técnico da ANA e seguem até o próximo dia 4 de maio. As próximas unidades de PCD a serem revitalizadas são dos Estados de Mato Grosso e Goiás e do Distrito Federal.