Mato Grosso do Sul ocupa a 5ª posição no ranking entre os estados mais competitivos do Brasil. O estado avançou quatro posições e está em quinto lugar em competitividade entre os 27 da federação. Isso é o que revela o levantamento da consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit) publicado nesta segunda-feira (19).
De acordo com a publicação, Mato Grosso do Sul teve a nota 65,1, acima da média nacional, que é de 50,2. Para a avaliação, foram analisados itens em algumas áreas, como segurança pública; educação, infraestrutura, eficiência da máquina pública, sustentabilidade social, capital humano, inovação; potencial de mercado, solidez fiscal e sustentabilidade ambiental.
As quatro primeiras colocações foram mantidas: São Paulo segue na liderança, seguido por Paraná, Santa Catarina e o Distrito Federal. Em quinto, ficou o Mato Grosso do Sul, roubando o lugar que era do Espírito Santo no ano passado.
“Ler esse resultado nos deixa confiantes no modelo de gestão que temos seguido, investindo os recursos públicos nas necessidades e prioridades da população, de maneira eficiente”, declarou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em sua página na rede social. O chefe do Executivo estadual destacou ainda que, fazer de Mato Grosso do Sul um estado mais desenvolvido e de oportunidades para todos, tem sido o foco do seu governo. “Vamos continuar neste caminho e trabalhando ainda mais para atrairmos novos investimentos e desenvolver nossas potencialidades em todos os setores da economia”, frisou.