Acabaram as antigas filas e improvisados acampamentos que se formavam nesta época do ano em frente às Escolas Estaduais. Era acirrada a disputa por uma vaga, principalmente, nas escolas Fernando Corrêa, João Magiano Pinto (Jomap) e Dom Aquino Corrêa.
Devido à implantação do Sistema de Matrícula Digital, esses problemas acabaram para os pais dos alunos das escolas da rede estadual de ensino. O funcionamento do novo sistema de matriculas foi implantado nas nove das 11 escolas estaduais do município de Três Lagoas, no segundo semestre do ano passado. Apenas nas escolas Afonso Xavier Trannin (Arapuá) e José Ferreira (Jupiá) não foi ainda implantado o sistema de Matrícula Digital. Nessas duas unidades escolares, o processo de matrícula continua o mesmo dos anos anteriores.
“Desde novembro, foi divulgado em todas as escolas, tanto aos pais como aos alunos, esse novo sistema de matrícula que passaria a valer neste início de ano”, explicou a diretora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), Marlúcia Salim Pelisão.
“Pelo novo sistema, além de proporcionar o acesso democrático ao direito da educação, resgata a responsabilidade e o compromisso dos pais no processo educacional dos filhos”, comentou.
Ela se referiu à necessidade do pai, mãe ou responsável de comparecer à escola onde seu filho estudava em 2008 para renovar a matrícula para o ano letivo de 2009.
Para os alunos que pretendem continuar estudando na mesma escola do ano passado, termina amanhã (8) o prazo para renovação da matrícula e garantia da continuidade da vaga escolar, nessa mesma escola. Para esses alunos, as matrículas começaram no dia 15 de dezembro do ano passado.
“Basta o pai, mãe ou responsável, munido do Registro de Nascimento do aluno, ir até à secretaria da escola onde estudou no ano passado e renovar a matrícula”, explicou Marlúcia.
Se não for efetuada a renovação de matrícula, dentro do prazo previsto, o aluno terá que esperar um novo período de matrículas, de 29 de janeiro a 6 de fevereiro. “Nesses casos, o aluno não terá nenhuma garantia se terá ou não vaga para continuar estudando na mesma escola que estudava no ano passado”, informou.
TRANSFERÊNCIA
Para o aluno que pretende mudar de escola, o processo de transferência, pelo sistema digital de matrículas, tem que seguir outros procedimentos. O prazo de inscrição para requerer uma vaga em nova escola termina hoje (7).
Através de qualquer computador, ligado à Internet, o interessado deve acessar o site www.sed.ms.gov.br ou www.matriculadigital.ms.gov.br e seguir as instruções do cadastro, também munido do Registro de Nascimento do aluno. Para quem não possui computador, poderá dirigir-se à secretaria de qualquer escola da rede ou ainda à Central de Matrículas do NTE, na esquina das avenidas Capitão Olyntho Mancini e Antônio Trajano dos Santos, no centro.
No final desse procedimento, o aluno recebe uma senha de acesso e um número de inscrição para a requisição de vaga em uma das três diferentes escolas que ele mesmo apresentou como opção para estudar em 2009.
A consulta da disponibilidade de vagas estará disponível no sistema de Matrícula Digital a partir de segunda-feira (12). Para esses alunos, transferidos de outras escolas, o prazo de matrícula é do dia 12 ao dia 16.
O procedimento é o mesmo para todos os alunos menores de 18 anos. O pai, a mãe ou o responsável é que deve efetuar a matrícula. Munido do Registro de Nascimento, documento de transferência emitido pela escola onde o aluno estudava e o número de inscrição fornecido pelo sistema de Matrícula Digital, o pai, mãe ou responsável deve ir até à secretaria da nova escola e efetuar a matrícula.
Se os prazos não forem obedecidos neste novo processo de matrícula escolar, os pais têm que esperar a abertura do novo prazo do segundo processo de solicitação de vagas, que acontece no período de 29 de janeiro a 6 de fevereiro. O início das aulas em todas as escolas do Estado está previsto para o dia 9 de fevereiro.