Veículos de Comunicação

Três Lagoas

MEC reduz em 30% repasses para Campus da UFMS em Três Lagoas

Campus da UFMS de Três Lagoas conta com aproximadamente 2,3 mil alunos

Diretor do campus da UFMS, José Antônio Menoni  - Arquivo-JP
Diretor do campus da UFMS, José Antônio Menoni - Arquivo-JP

As universidades federais do país começaram o ano com dificuldades,  porque o Congresso Nacional ainda não aprovou o orçamento da União. Além disso, o Ministério da Educação reduziu em 30% o repasse de dinheiro para as despesas administrativas, o que causado impacto e tem prejudicado o trabalho de algumas universidades.

O campus da UFMS de Três Lagoas, de acordo com o diretor, José Antônio Menoni, deixou de receber cerca de 30% , menos, de recursos federais com esse corte e a não aprovação do orçamento da União. Ele não soube informar o montante que a UFMS deixou de receber, já que os valores são administrados pela reitoria, em Campo Grande. “A UFMS recebe o recurso do governo federal e o repassa para os campus, o que posso dizer é que deixamos de receber menos 30% do que estava previsto”, comentou.

De acordo com Menoni, apesar da redução do repasse, o campus de Três Lagoas ainda não tem sido afetado, já que a direção tem conseguido pagar as contas de água, energia, o serviço de limpeza, entre outros. “A gente não sabe até quando vai permanecer assim, por enquanto estamos conseguindo administrar sem problemas”, revelou.

Ainda segundo o diretor, os benefícios destinados aos alunos, como bolsa permanência, auxílio alimentação, entre outros, estão sendo mantidos. Atualmente, o campus da UFMS de Três Lagoas conta com aproximadamente 2,3 mil alunos.