Proprietários de pequenos estabelecimentos comerciais, industriais ou de residências multifamiliares não precisam mais comparecer à sede do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas para obter o alvará. Na tentativa de evitar burocracias e dar mais agilidade ao procedimento, o 5º Grupamento de Bombeiros Militar da cidade está utilizando um sistema online de Certificado de Vistoria voltado aos estabelecimentos considerados de baixo risco.
“Mecanismo que oferece ao microempresário, por exemplo, maior rapidez e praticidade já que não precisa mais se deslocar até à Corporação em busca de um documento. Torna ágil ainda o trabalho dos bombeiros, que vão até o local fiscalizar o que foi apresentado em documento”, observa o comandante do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, tenente-coronel Leandro Mota de Arruda.
Para solicitar é fácil. Os donos de espaços de até 700 metros quadrados e com baixo risco de incêndio podem requerer o Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros pelo site da corporação, clicando no campo “Certificado de Vistoria Online”. É necessário realizar um cadastro com informações pessoais e do imóvel a ser analisado.
Após o cadastro, uma guia será emitida com a taxa a ser paga. Feito o pagamento, o proprietário deve voltar para o site para receber a confirmação do Corpo de Bombeiros, que analisará a solicitação. Por fim, basta imprimir o alvará. “É importante que as informações solicitadas sobre o empreendimento sejam preenchidas de forma correta, pois, a fiscalização deverá ser feita em um prazo de 30 dias. Depois da inserção das informações é gerado o certificado, além de um protocolo que é enviado ao Corpo de Bombeiros”, frisa Arruda. O estabelecimento que não estiver funcionando de acordo com as informações que estão no sistema poderá ser fechado e o dono, multado.
SOLICITAÇÕES
Apesar da facilidade e praticidade, o tenente-coronel ressalta que a adesão ao sistema ainda tem sido baixo na região. “Acredito que muitas pessoas ainda desconhecem o serviço oferecido pela internet, sendo que alguns ainda buscam pelo documento recorrendo direto ao prédio do Corpo de Bombeiros”, conta.
O cadastramento pela web está em funcionamento há cinco meses e nos três primeiros meses deste ano conta com 176 empresas registradas. O mesmo procedimento serve para os municípios de Paranaíba e Brasilândia, que também são atendidos pelo 5º Grupamento de Bombeiros Militar.
(Comandante Leandro Arruda [no centro] ao lado dos oficiais em coletiva à imprensa, nesta sexta-feira/ Foto: Celso Daniel/TVC)