Veículos de Comunicação

10

Mil pessoas passam por atendimento oftalmológico pela Caravana da Saúde em Três Lagoas

Pacientes também passam por cirurgia de catarata

Expectativa é que 1.200 pessoas sejam atendidas por dia - Elias Dias
Expectativa é que 1.200 pessoas sejam atendidas por dia - Elias Dias

Nesta terça-feira, 9, a Caravana da Saúde iniciou os atendimentos médicos em Três Lagoas e segundo Matheus Vieira, coordenador do setor oftalmológica da Caravana, aproximadamente mil pessoas foram atendidas no Arena Mix. De acordo com Vieira, por volta das 8h, mais de 800 pacientes já aguardavam por atendimento no local, sendo que destas, 100 já haviam passado pela consulta médica.

Os idosos são o público prioritário da Caravana e por isso, a estrutura conta filas distintas para que pessoas com mais de 55 anos sejam atendidas. Além disso, aqueles que fizeram o cadastro na Saúde entre os anos de 2012 e 2013 também tiveram prioridade.

As pessoas que não fizeram o cadastro poderão ser atendidas também. Basta que vão ao Arena Mix a partir das 5h da manhã e aguardem pelo atendimento, que é realizado por ordem de chegada. “Não é necessário nenhum tipo de encaminhamento. Se o munícipe tem interesse em passar por uma consulta médica é só vir”, explica.

Adultos, jovens e crianças que também possuam algum problema de visão podem ser atendidos pela Caravana nos próximos dias e, se forem diagnosticadas com catarata ou pterígio, farão a cirurgia até o dia 15 de junho – último dia da Caravana da Saúde na cidade, conforme Vieira.

Apesar do grande fluxo de pessoas no local na manhã do primeiro dia da Caravana em Três Lagoas, a expectativa de Matheus Vieira é que 1.200 pacientes sejam atendidos todos os dias. “Como o procedimento cirúrgico de catarata leva até quatro minutos, não fica difícil atender toda a essa demanda”, comenta.

O objetivo da Caravana da Saúde é combater o índice de pessoas com mais de 55 anos com catarata a fim de reduzir o número de cegos no estado de Mato Grosso do Sul.

RECOMENDAÇÕES

Para que o interessado seja atendido é preciso possuir o cartão do SUS e um documento de identidade com foto. É aconselhável que leve um comprovante de endereço, em caso de algum procedimento não ocorra no momento, será feito automaticamente o cadastro desta pessoa para o atendimento em outro momento.

Os atendimentos são realizados ao longo de todo o dia, por isso também é aconselhável que os pacientes levem algum lanche. E aqueles que possuem mais de 60 anos devem estar acompanhados.