O Ministério de Infraestrutura autorizou a empresa Eldorado Brasil Celulose construir e operar nova linha férrea de 88,9 quilômetros de extensão, com investimento de R$ 890 milhões, entre Três Lagos e Aparecida do Taboado, na região Leste do Estado.
A empresa apresentou em novembro de 2021 o pedido ao Ministério, que autorizou nesta segunda-feira (3), conforme portaria pública no Diário Oficial da União, a Eldorado construir e operar a Estrada de Ferro – EF- A05, pelo prazo de 99 anos.
O empreendimento será destinado ao transporte de carga estimada em 1,7 milhões de toneladas de celulose por ano, produzida na fábrica de Três Lagoas.
De acordo com o Ministério de Infraestrutura, a Eldorado é a segunda empresa do ramo de celulose interessada em desenvolver segmento próprio para visualizar o transporte de sua carga por trilhos.
A Bracell apresentou projetos para duas novas linhas férreas no Estado de São Paulo: uma com 4,29 quilômetros de extensão em Lençóis Paulistas e outra, com 19,5 quilômetros, ligando, Lençóis Paulistas a Pederneiras.