Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Ministério da Saúde promove novo ?Dia D? contra gripe A (H1N1)

O índice está muito abaixo do necessário para atingir a meta de 80% de cobertura

Atendendo a recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde irá prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1), que encerraria ontem, por mais um dia e promover um novo “Dia D” de imunização.

A medida foi tomada em acordo com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e com o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). Pelo novo calendário, em Mato Grosso do Sul, a vacinação de idosos começará no dia 8 de maio.

Já neste sábado, todos os postos de saúde estarão abertos para atender a população alvo das segunda e terceira etapas da campanha (crianças entre seis meses e dois anos, adultos entre 20 e 29 anos, e pessoas com doenças crônicas).

A abertura dos postos tem como objetivo facilitar o acesso à vacina para aqueles que têm dificuldade nos dias úteis da semana. A decisão foi baseada numa pesquisa realizada entre 7 a 10 de abril. Por telefone, o Ministério da Saúde entrevistou 1,5 mil pessoas em todo o país. O resultado foi o seguinte: 40% dos entrevistados alegaram falta de tempo para ir a uma unidade de saúde; 7% disseram ter medo das reações da vacina e 3% informaram que não querem ser imunizadas. (a pesquisa levou em consideração a proporção de pessoas por região, sexo, idade e renda).

Em Três Lagoas, além dos postos de saúde – incluindo Centro de Especialidades Médicas (CEM) -, que estarão todos abertos neste sábado, a população também terá cinco postos volantes de vacinação.

Das 8h às 18 horas, agentes de saúde estarão nos supermercados Passarelli e Nova Estrela, nas escolas municipais São João e Eufrosina Pinto e na praça Senador Ramez Tebet.

Segundo dados da Imunização, desde o começo da campanha até hoje, o Município vacinou 710 trabalhadores em saúde, 556 gestantes, 1.350 portadores de doenças crônicas, 1.288 crianças na faixa etária preconizada e 4.577 adultos. O índice está muito abaixo do necessário para atingir a meta de 80% de cobertura. Apenas para se ter uma base, Três Lagoas possui mais de 16 mil jovens adultos

Mais informações em nossa edição impressa