Nesta quarta-feira (2), data em que é celebrado o Dia de Finados, uma missa especial será realizada no cemitério Santo Antônio, em Três Lagoas, a partir das 7h. A Diocese é quem será responsável pela programação no local e o bispo Dom Luiz Knupp fará a celebração. O momento especial também contará com a participação dos padres das cinco paróquias da cidade.
O bispo diocesano destaca que a memória deste dia deve contemplar outro significado, o da Páscoa de Jesus Cristo. “É um dia de saudade, esperança e compromisso. Saudade dos que partiram, mas marcaram a vida de todos nós que ainda peregrinamos neste mundo. Esperança porque a morte não é o último grito da vida, é caminho para a vida em plenitude. Compromisso porque desejamos que nosso tempo histórico seja vivido conforme a palavra de Deus, consolados pela afirmação de Jesus: ‘Esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia”, disse.
A igreja católica celebra a data ou, conforme o calendário litúrgico, o Dia dos Fiéis Defuntos, após o Dia de Todos os Santos. Nesse contexto, a data era conhecida na Idade Média como “Dia de todas as Almas”.
O cemitério Santo Antônio está localizado na rua Angelina Tebit, no bairro Santa Luzia, em Três Lagoas.