Técnicos da União Européia chegaram ontem (21) à noite ao Estado para uma visita que devem durar dois dias. A programação, que iniciará pela manhã desta quinta-feira (22), prevê visita in loco a Zona de Alta Vigilância (ZAV), na fronteira com o Paraguai. A comitiva será acompanhada por técnicos da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/MS) e também da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).
A secretária estadual de Produção (Seprotur) Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias declarou que o trabalho sanitário estadual avançou muito e que por isso os europeus devem ter uma surpresa positiva.
Contudo, ainda segundo a secretária, a apreensão fica por conta da visita da segunda equipe, que chega ao Estado na próxima terça-feira (27) para vistoriar o Sistema Brasileiro de Identiicação e Certificação de Origem Bovina (Sisbov). Como a União Européia abriu a comercialização para Mato Grosso do Sul apenas no segundo semestre do ano passado, ainda não há muitas propriedades aprovadas no sistema.
Conforme a SFA/MS, de início está previsto apenas a visita a duas fazendas credenciadas nos municípios de Terenos e Três Lagoas.
Três Lagoas