Cinco bairros de Três Lagoas ficaram sem água neste domingo. Segundo a Sanesul, foi devido a queda no sistema de energia elétrica ocorrida na madrugada de sábado para domingo, a causa que afetou o sistema de abastecimento da empresa para bombear água para as residências.
De acordo com a Sanesul, o sistema parou de funcionar com a queda de energia e entrou ar na rede de abastecimento de água, uma vez que para bombear água é necessário eletricidade. Assim que a energia foi reativada, a equipe da Sanesul entrou em operação para retirar o ar das tubulações, encher novamente os reservatórios e restabelecer o abastecimento de água para a população.
Segundo a Sanesul, no domingo o fornecimento de água foi normalizado em alguns bairros. Na manhã desta segunda-feira, moradores do bairro Jardim Carandá, ainda reclamavam da falta de água. Conforme a empresa, alguns pontos da rede ainda estavam com ar nas tubulações, mas que o problema já estava sendo solucionado.
A Elektro informa que a queda de energia foi inferior a um segundo, e ocorreu às 1h09min, horário de Mato Grosso do Sul, na linha de transmissão pelas cargas das Subestações Três Lagoas, Garcias, Santa Rita do Pardo e Brasilândia. A instabilidade foi momentânea e, segundo a Elektro, não provocou interrupção no fornecimento de energia elétrica da região, e que as causas estão sendo apuradas. Quanto a falta de abastecimento da água, a Elektro disse que cabe a empresa responsável comentar o assunto, embora a Sanesul alegue que a causa foi falta de energia.