Foi dada a largada oficialmente nesta manhã de terça-feira (06), para o “Mutirão da Limpeza” idealizado para auxiliar os moradores com o descarte de materiais e resíduos que possam vir a ser criadouros propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika), Flebótomo (Leishmaniose) e escorpiões.
A solenidade de início das atividades aconteceu no bairro Vila Haro, localidade onde se concentra o maior número de casos de dengue no Município, que atualmente registra mais de 2.000 casos da doença. Em relação a Leishmaniose humana são 16 casos, sendo um óbito.
Multirão de limpeza
O Mutirão é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sms), por meio do Setor de Endemias em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) é composto por 40 caçambas que ficarão uma semana em cada bairro, os locais serão divulgados antecipadamente aos moradores e irá passar por todos os bairros de Três Lagoas.
A campanha é dividida nas seguintes etapas: de segunda a terça-feira, fase de instalação das caçambas, após a colocação nas ruas selecionadas, os moradores já poderão descartar todos os materiais permitidos na campanha durante toda a semana, até domingo.
Parceria prefeitura e população
A secretária da SMS ressaltou que o Mutirão é uma parceria entre a Prefeitura e a população. “Essa missão só terá sucesso se tivermos uma parceria com a nossa população, e através dessa união vamos combater a Dengue, Chikungunya, Zika Leishmaniose e escorpiões” disse.
Alcides Ferreira, coordenador de Endemias da SMS fez o alerta que o Ministério da Saúde, vem avisando que teremos nesse segundo semestre um aumento considerável no número de casos de Dengue e Chikungunya. “ O Mutirão veio neste objetivo de retirar os matérias que acumulam água e são criadouros”.