Na tarde da última quarta-feira, 22, moradores de vários bairros de Três Lagoas ficaram sem água em suas residências. Na manhã de ontem, durante o programa RCN Notícias da Rádio Cultura FM, vários ouvintes ligaram para a emissora para reclamar desse problema, que segundo eles está ocorrendo com frequência na cidade.
De acordo com relato dos moradores, na última terça-feira, 21, houve falta de água no Santa Terezinha, no Parque São Carlos, na Vila Haro, na Vila São João, no Jardim Itamaraty, Jardim das Violetas e no Nova Três Lagoas. Além disso, moradores do Jardim Oiti, Vila Nova, Interlagos, reclamaram que, no último fim de semana, ficaram sem água e que este é um problema constante.
“Liguei na Sanesul e eles informaram que os reservatórios de água estão baixos e que não poderiam fazer nada. No domingo faltou água o dia inteiro”, disse Angélica Santos, moradora do Jardim Independência. Graziele, moradora do Parque São Carlos informou que há uma semana, o bairro é abastecido com pouca quantidade de água e relatou que os avôs são idosos. E, o avô tem vários problemas de saúde, e que usa fralda geriátrica, por isso, necessita tomar banho várias vezes ao dia. “Tá muito difícil essa situação”, reclamou.
Na tarde desta quinta-feira, dia 23, o gerente regional da Sanesul, Álvaro Ricardo Calábria, recebeu a reportagem do Grupo RCN de Comunicação para falar sobre essa situação. E disse, que a falta de água registrada na tarde da última quarta-feira, ocorreu devido ao rompimento de duas grandes adutoras, uma no Jardim das Paineiras, e outra na Vila Haro, no final do Santa Terezinha. “Essa, inclusive era uma rede de cano grosso, que fica próximo ao sistema, e para ser feito o conserto foi necessário desligar as bombas que fazem a distribuição de água de toda a região dos bairros Santa Terezinha, Vila Haro e bairros adjacentes. O rompimento da rede ocorreu por volta das 14h, e a demora decorreu entre o tempo em que a empresa foi comunicada do problema e a conclusão do serviço que se deu depois das 20h”, explicou.
Em relação à falta de água registrada da sexta-feira e sábado da semana passada, Calábria disse que ocorreu devido à queda de energia elétrica no sistema central da Sanesul, que é o local onde distribuiu as informações para a sala de comando da empresa. “Dessa sala de comando é que a gente consegue saber o nível dos reservatórios e quais poços estão funcionando, bem como as estações de bombeamento para distribuição da água. E com a falta de energia, mesmo que curta, trava o sistema e nós perdemos as informações. Portanto, na sala de comando, fica as últimas informações enviadas pelo sistema central, antes da queda de energia”, explicou.
O gerente da Sanesul informou que não existe e nem está previsto para acontecer racionamento de água em Três Lagoas. De acordo com ele, a Sanesul está investindo na melhoria do sistema, com a construção de novos poços e reservatórios para evitar esses problemas da falta de água.