Durante o programa RCN Notícias da Rádio Cultura FM,(106,5 MHz), moradores das proximidades da Terceira Lagoa reclamaram o estado de abandono que se encontra as suas margens. De acordo com uma moradora, além da sujeira, o local passou a ser frequentando por pessoas desocupadas.
Garrafas pets, calçados velhos, entre outros lixos jogados na lagoa evidenciam a sujeira que agride uma das lagoas que emprestam o nome à cidade. Moradores no seu entorno, pedem que a administração municipal dê atenção para as demais lagoas de Três Lagoas e não apenas para a Lagoa Maior, a única que tem o seu entorno urbanizado.
A diretora da Secretaria do Meio Ambiente, Ana Paula Mendes Lima, informou que não existe empresa contratada para fazer a limpeza diária nas outras duas lagoas, assim como ocorre na Lagoa Maior. Entretanto, adiantou que a Secretaria de Meio Ambiente já fez várias solicitações para essa finalidade, mas que sendo elaborado um programa para atender a preservação das duas outras lagoas da cidade, ou seja a segunda e terceira lagoa.
Além disso, Ana Paula informou que a Secretaria do Meio Ambiente está no aguardo também da realização de uma audiência pública, que tem por finalidade reconhecer e declarar as lagoas em Monumento Natural da cidade, a fim de que recursos de compensação ambiental sejam investidos em programas de limpeza e preservação, assim como na execução de obras e urbanização em seus entornos. No entanto, a administração municipal até agora não definiu data para a realização desta audiência .