nterrupção no fornecimento de energia elétrica em diversos bairros de Três Lagoas têm causado transtornos a moradores e comerciantes da cidade. Muitos alegam que o problema ocorre desde 2015. Outros temem por prejuízos com equipamentos ou eletrodomésticos, além da perda de mercadorias que dependem de resfriamento, por exemplo.
Os picos de energia ocorrem mais de manhã, como conta Roselaine Lima Ramos, gerente de uma sorveteria do centro da cidade.
Lá, segundo ela, o defeito ocorreu nesta semana e gerou uma queixa à concessionária de energia Elektro, responsável pelo abastecimento no município.
“Logo depois de abrir a sorveteria, percebi as oscilações. Isso ocorreu por mais de 30 minutos e, em seguida, ficou sem energia por mais de uma hora. Isso é um absurdo porque temos freezers e geladeiras que poderiam ter queimado”, relatou ao apontar que a mesma situação já ocorreu outras vezes.
Roselaine disse que a concessionária informou apenas que teria ocorrido uma interrupção na distribuição local.
O mesmo ocorreu em uma padaria, que fica no bairro São Jorge. Uma batedeira apresentou defeito durante as oscilações da energia. O gerente do estabelecimento, Ângelo Hamilton Amoroso, disse que até tentou entrar em contato com a concessionária, mas desistiu de registrar a reclamação na ouvidoria da empresa após ficar por mais de meia hora “pendurado no telefone” à espera de atendimento.
“Se queimar algum equipamento, quem ficará no prejuízo? A incidência do problema tem sido crescente e, além de enfrentarmos essa questão na rede de abastecimento, também nos deparamos com a péssima assistência. A gente liga para relatar o problema, fica uma hora no telefone, recebe vários protocolos e não consegue resolver nada”, destaca.
Para Ângelo, o mal atendimento aos consumidores dificulta no auxílio aos procedimentos que deve tomar para evitar prejuízos.
“Acho um milagre não ter tido equipamento queimado aqui”, frisa.
SEGURO
E o problema parece estar presente tanto no centro de Três Lagoas, como em bairros. Há mais de 20 anos como corretor de imóveis na cidade, Aloisio Balhs disse que recebe várias reclamações de clientes quando o assunto é a falta de energia. Um cliente, por exemplo, teve eletrodoméstico danificado, em janeiro, e ingressou com ação de ressarcimento.
“Os clientes apontam este tipo de ocorrência em residências e também em imóveis comerciais constantemente. Isso tem afetado várias localidades, apesar de se ter a informação de que este tipo de problema já foi sanado”, analisa.
A Elektro informou, em nota, que tem disponibilizado equipes para os atendimentos pontuais e que desde o último ano a incidência de interrupção no fornecimento de energia diminuiu. O representante comercial da concessionária, Fábio Costa, que atua no monitoramento local, disse que houve reparos na rede de distribuição de energia da área central de Três Lagoas e, desde então, a região não tem mais sofrido com o problema.
“Até novembro do ano passado tínhamos registros deste tipo de ocorrência, mas ele foi solucionado e até o momento averiguamos que a situação está normalizada na cidade”, concluiu.
Três Lagoas possui atualmente 50.520 mil consumidores de energia, sendo 43.892 mil casas, 3.810 no comércio, 425 indústrias e 2,3 mil em outros tipos de imóveis.