Morreu na tarde desta terça-feira, o professor Dercir Pedro de Oliveira, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Dercir estavaem casa, quando, por volta das 17h30, sentiu-se mal e foi socorrido pela equipe de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que o encaminhou para o Hospital Auxiliadora, onde veio a falecer de parada cardiorrespiratória.
Doutor em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem, o professor ingressou na universidade em 1973. Em Três Lagoas, ele foi coordenador do Curso de Direito, chefe do Departamento de Letras e diretor do câmpus. Já em Campo Grande, ele foi coordenador da Pós-Graduação da UFMS, antes de assumir a Pró-reitoria de Pesquisa.
Como pró-reitor, Dercir Pedro de Oliveira também foi um dos grandes responsáveis pela implantação da Faculdade de Medicina da UFMS e, consequentemente, do Hospital Regional em Três Lagoas.
O professor, no entanto, lutava contra o câncer há mais de dez anos. A doença havia gerado uma série de complicações nos rins, que o obrigou a fazer hemodiálise, além de ser diabético.
O velório, conforme informações da UFMS,foi realizado até a meia noite no recinto da Câmara Municipal de Três Lagoas e, posteriormente, o corpo foi para Mirandópolis (SP), onde está sendo realizado o velório na Loja Maçônica da cidade. Dercir deixa três filhos, duas médicas e um advogado;esposa, Glória, também professora da UFMS, em Três Lagoas, e netos.